Projeto: Brasil na Copa de 2010, rumo ao Hexa
I – IDENTIFICAÇÃO:
NOME DO CURSISTA:Cirlei Torres de Rezende
Maria José da Silva
Renilda Maria de Araújo Fraga
Telhamar Farias de Rezende
NOME DA ESCOLA: Colégio Estadual Ivo de Moraes Cajango
LOCAL: Santa Rita do Araguaia - GO
SÉRIE: 5º ao 9º ano
Nº DE ALUNOS: 348
PROFESSORES ENVOLVIDOS:
Leda Nogueira de Moraes
Adenilda Rodrigues dos Santos Amorin
Eliana Balbina Borges
Maria Rita Fraga Bueno Davy
Maria José da Silva
Renilda Maria de Araújo Fraga
II – TEMA:
- Copa do Mundo
Título: Brasil na Copa de 2010, rumo ao Hexa
III – JUSTIFICATIVA:
Como as copas acontecem a cada quatro ano, e este ano, sendo o ano da realização da mesma, a qual será realizada na Africa do Sul, e a próxima acontecerá no Brasil, os alunos entusiasmados, juntamente com os professores, decidiram aprofundar seus conhecimentos , por isso surgiu o presente projeto, tendo como objetivo o desenvolvimento social e intelectual, assim como momento de distração através do esporte e ao mesmo tempo aumentando o prazer na busca do conhecimento através da pesquisa.
IV – OBJETIVOS:
- I - OBJETIVO GERAL:
- Ampliar os conhecimentos sobre as copas do mundo
IV.II - OBJETIVO ESPECIFICO:
- Desenvolver a criatividade através da escrita de frases e poesias
- Conhecer a historia das copas
- Conhecer a participação do Brasil nas copas
- Associara as formas geométrica conforme a disposição dos campos de futebol
- Medir os campos utilizando a unidade de medida padrão adequada
- Realizar cálculos utilizando as medidas padrões dos campos de futebol
- Confeccionar cartazes e painéis
V – CONTEÚDOS:
Criação de Frases
Criação de poesias
A história das copas
Figuras geométricas
Perímetro
Decoração da escola
VI – DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa
Educação Física
Matemática
Arte
VII – METODOLOGIA/PROCEDIMENTO/CRONOGRAMA:
O projeto será desenvolvido com uma pesquisa e assistir vídeos no LIED, sobre a história das copas mundiais e todos os técnicos da seleção brasileira. Dando continuação ao projeto, será realizado entre os alunos um concurso de frases e poesias de incentivo a seleção, onde os mesmos serão premiados com a escolha da melhor frase e poesia, as quais serão escolhidas por um juri composto pela equipe gestora e alguns professores.
Haverá também passeios pelos campos de futebol, os quais serão registrados com a maquina digital, será trabalhado calculo de perímetro e formas geométrica.
Terão palestras sobre o futebol, suas regras e suas normas, onde serão feitas apresentações com slide e vídeos no DataShow representando situações vividas nas copas anteriores.
Os alunos confeccionarão painéis em todo ambiente escolar, expondo suas produções realizadas durante a execução do projeto.
VIII – RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
LIED
Cartazes
Papel Color set
Papel Chamex
Pincel atômico
Palestrante
Máquina digital
DataShow
Vídeo
Passeio
EVA
IX – REGISTRO DO PROCESSO
Ficará registrado através de poesias, frases, painéis, fotos e cartazes e relatórios.
X – AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
Será avaliado através da participação, interesse e produções dos alunos durante a execução do projeto.
XI – DIVULGAÇÃO/SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
ivodemoraescajango.blogspot.com
portfoliorenilda.blogspot.com
portfoliocirleir.blogspot.com
portfoliomariajosepib.blogspot.com
Orkut Col. Est. Ivo
XII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Mori, Iracema
Matemática: Idéias e Desafios. 6º ano
Iracema Mori, Dulce Satiko Onaga – 15 ed.
Reform, - São Paulo : Saraiva, 2009.
Dante, Luiz Roberto
Tudo é Matemática / Luiz Roberto Dante. - - 3.
ed. São Paulo: Ática, 2009.
1. Ler a entrevista intitulada Como se trabalha com Projeto feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.
PROJETOS E SUAS CARACTERISTICAS
PROJETOS E SUAS CARACTERISTICAS